PSF

No aspecto organizacional, o SUS encontra-se amparado pelos princípios da Regionalização e Hierarquização; Resolubilidade; Descentralização, Participação dos Cidadãos e Complementaridade do setor privado, esses princípios asseguram que os serviços de saúde devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente e dispostos numa área geográfica delimitada. Os princípios organizacionais asseguram ainda, que os serviços devem resolver os problemas até o nível de sua competência e que haja inclusão da população na formulação das políticas de saúde e no controle de sua execução, através dos Conselhos de Saúde, além da contratação de serviços privados mediante insuficiência do setor público, desde que respeitadas às
normas do Direito Público (BRASIL 1990)

O PSF propõe uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços e ações de saúde, bem como sua relação com a comunidade e entre os diversos níveis de complexidade assistencial. Essa estratégia assume o compromisso de prestar assistências universais, integrais, equânimes, contínuas e resolutivas à população, tanto nas unidades de saúde quanto nos domicílios, identificando os fatores de risco aos quais ela está exposta e neles intervindo de forma apropriada (SOUZA, 2000).

domingo, 3 de junho de 2012




AFINAL, O QUE É RETENÇÃO DE LÍQUIDO?

A Retenção de Líquidos acontece quando nosso organismo não consegue eliminar todos os líquidos ingeridos, e os RINS, que são responsáveis por filtrar e eliminar os líquidos e toxinas do organismo, ficam sobrecarregados ou não filtram direito, devido a alimentos com muito sódio, sedentarismo, medicações, etc. O Inchaço pode aparecer nos pés, tornozelo, pernas, abdômen, mãos e rosto. Notamos muito quando estamos no período pré menstrual e nas gestantes.

Possíveis Causas de Retenção: Distúrbios na tireoide, problemas renais, mau funcionamento do fígado, sedentarismo e até mau funcionamento do coração.

O QUE PIORA A RETENÇÃO DE LÍQUIDOS?
* Uso de medicamentos: pílula, anti-inflamatórios, cortisona.
* Alimentos ricos em sódio: batata-frita, bacon, azeitona, alimentos em conservas.
* Bebidas alcoólicas: Chopinho!
* Pouca ingestão de água
* Cafeína: café, mate, guaraná, achocolatado.
* Ketchup, mostarda e frituras em geral
* Salames, mortadelas, bacalhau, carne seca( tem muito sal)
* Doces, além de engordar produz toxinas.

BEBA MUITA ÁGUA!!
* Laranja , banana, manga, abacaxi, pêra ,melancia, melão.
* Tomate, pepino, abobrinha.
* Agrião, almeirão, rúcula.
* Chá verde , branco ou cavalinha.
* Aveia, granola, ameixa seca, uva (melhoram o intestino).

DRENAGEM LINFÁTICA: reduz a sensação de peso nas pernas, melhora a oxigenação dos tecidos, acelera a circulação,elimina toxinas e líquidos em excesso.

Como funciona a Drenagem no corpo e como fica o organismo cheio de líquidos. Temos que puxar todos os líquidos em direção aos gânglios linfáticos que irão direcionar o liquido para os rins, ativando a circulação sanguínea e linfática.

Quando há mais líquidos( os excessos, não a água) demora mais para subir, filtrar e eliminar as toxinas extras!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário