PSF

No aspecto organizacional, o SUS encontra-se amparado pelos princípios da Regionalização e Hierarquização; Resolubilidade; Descentralização, Participação dos Cidadãos e Complementaridade do setor privado, esses princípios asseguram que os serviços de saúde devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente e dispostos numa área geográfica delimitada. Os princípios organizacionais asseguram ainda, que os serviços devem resolver os problemas até o nível de sua competência e que haja inclusão da população na formulação das políticas de saúde e no controle de sua execução, através dos Conselhos de Saúde, além da contratação de serviços privados mediante insuficiência do setor público, desde que respeitadas às
normas do Direito Público (BRASIL 1990)

O PSF propõe uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços e ações de saúde, bem como sua relação com a comunidade e entre os diversos níveis de complexidade assistencial. Essa estratégia assume o compromisso de prestar assistências universais, integrais, equânimes, contínuas e resolutivas à população, tanto nas unidades de saúde quanto nos domicílios, identificando os fatores de risco aos quais ela está exposta e neles intervindo de forma apropriada (SOUZA, 2000).

domingo, 3 de junho de 2012




Algumas dicas para minimizar o "EFEITO TPM". Um dos principais relatos de quem tem tensão pré menstrual (TPM) é a louca vontade de comer doces, principalmente chocolates. Mas por que isto acontece? A explicação está na queda do magnésio nesta fase, fazendo com que o organismo busque por alimentos fontes deste mineral. No caso, o cacau é uma ótima fonte de magnésio, porém, os chocolates consumidos são repletos de açúcar e gordura, que não favorece em nada a minimizar o quadro. Além disso, o magnésio é responsável pela absorção do cálcio, outro nutriente essencial nesta fase. O ideal é o consumo regular de refeições ricas em carboidratos, favorecendo um aumento na captação do triptofano a nível cerebral, aumentando assim a síntese de serotonina, promovendo o bem estar, bom humor e diminuição da vontade de comer doces. Nesta fase, também é importante o consumo de alimentos ricos em vitamina B6 e magnésio que auxiliam na síntese de neurotransmissores como a serotonina. Aumente o consumo de couve, rúcula, agrião, cereais integrais, nozes, amêndoas, peixes, carnes. Se bater a vontade por doces, consuma frutas desidratadas, banana assada com canela, barrinha de cereal integral ou de gergelim. Evite o consumo excessivo de produtos lácteos, açúcar refinado, doces e frituras. Prefira as boas gorduras como abacate, azeite extra-virgem, castanhas, amêndoas, óleo de linhaça. Adicione em saladas, sucos e vitaminas. Faça associações nos lanches com frutas e uma fonte de gordura boa para melhorar o efeito da insulina (Ex: abacaxi + 5 unidades de amêndoas). Não pule as refeições e alimente-se de 3 em 3 horas.



De: RIO Fitness

Nenhum comentário:

Postar um comentário