PSF

No aspecto organizacional, o SUS encontra-se amparado pelos princípios da Regionalização e Hierarquização; Resolubilidade; Descentralização, Participação dos Cidadãos e Complementaridade do setor privado, esses princípios asseguram que os serviços de saúde devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente e dispostos numa área geográfica delimitada. Os princípios organizacionais asseguram ainda, que os serviços devem resolver os problemas até o nível de sua competência e que haja inclusão da população na formulação das políticas de saúde e no controle de sua execução, através dos Conselhos de Saúde, além da contratação de serviços privados mediante insuficiência do setor público, desde que respeitadas às
normas do Direito Público (BRASIL 1990)

O PSF propõe uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços e ações de saúde, bem como sua relação com a comunidade e entre os diversos níveis de complexidade assistencial. Essa estratégia assume o compromisso de prestar assistências universais, integrais, equânimes, contínuas e resolutivas à população, tanto nas unidades de saúde quanto nos domicílios, identificando os fatores de risco aos quais ela está exposta e neles intervindo de forma apropriada (SOUZA, 2000).

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Participantes da Mostra de Saúde da Família


Um dos destaques desta quinta-feira (1°) foi o debate sobre os novos desafios da Atenção Básica, com a participação de Heider Pinto, Diretor do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e da secretária de Saúde de João Pessoa, Roseana Meira.
A Estratégia de Saúde da Família tem a potencialidade de organizar a atenção básica à saúde sob a ótica da aproximação dos serviços com a realidade social na qual estão inseridos os seus usuários. A I Mostra é realizada em cumprimento à meta de promover espaços de troca de experiências na atenção básica contemplando a qualificação dos processos de cuidado, de gestão, de promoção da saúde, de mecanismos de participação popular e controle social.  (PMJP 02Set.2011)

Neste Álbum voce poderá ver profissionais participando da Mostra Saúde da Família em joão Pessoa no Tropical Hotel Tambaú nos dias: 31/08 01 e 02 de setembro de 2011 
Marcando presença: Penha Pereira, Mirla L. Ribeiro, Edjane Araujo, Gilliard Abrantes, Marcia Rique, Ricardo, Josevaldo, Iris Mariana e outros..

Nenhum comentário:

Postar um comentário