PSF

No aspecto organizacional, o SUS encontra-se amparado pelos princípios da Regionalização e Hierarquização; Resolubilidade; Descentralização, Participação dos Cidadãos e Complementaridade do setor privado, esses princípios asseguram que os serviços de saúde devem ser organizados em níveis de complexidade tecnológica crescente e dispostos numa área geográfica delimitada. Os princípios organizacionais asseguram ainda, que os serviços devem resolver os problemas até o nível de sua competência e que haja inclusão da população na formulação das políticas de saúde e no controle de sua execução, através dos Conselhos de Saúde, além da contratação de serviços privados mediante insuficiência do setor público, desde que respeitadas às
normas do Direito Público (BRASIL 1990)

O PSF propõe uma nova dinâmica para a estruturação dos serviços e ações de saúde, bem como sua relação com a comunidade e entre os diversos níveis de complexidade assistencial. Essa estratégia assume o compromisso de prestar assistências universais, integrais, equânimes, contínuas e resolutivas à população, tanto nas unidades de saúde quanto nos domicílios, identificando os fatores de risco aos quais ela está exposta e neles intervindo de forma apropriada (SOUZA, 2000).

quinta-feira, 15 de setembro de 2011


Se ligue nesse assunto!


Agra nega privatização da Saúde em JP, mas garante que serviços serão terceirizados


12/09/2011 | 14h44min

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), disse que a oposição se equivocou ao interpretar que a Prefeitura pretende privatizar a Saúde na Capital. Agra fez a declaração na manhã desta segunda-feira (12), durante a solenidade de assinatura dos contratos do Programa  Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal, no bairro de Água Fria.
“Quem falou isso, no mínimo não entende a diferença entre privatização e terceirização, são conceitos que se misturam, mas não se discute isso com a profundidade necessária”, criticou.
Agra ainda explicou o objetivo da terceirização. “O que a prefeitura quer é exatamente a modernização administrativa, queremos dispor de um equipamento moderno. Mas não é só a administração municipal que está traçando esse caminho, a Estadual e a Federal também. Cinco aeroportos da administração federal estão sendo terceirizados, não privatizados”, contou.


Logo PARAÍBA.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário